domingo, 3 de maio de 2015

Especial: Guanabara, na direção do futuro

A maior empresa do estado necessita de grande atenção quando a questão é renovação de frota: e foi assim por toda a trajetória da Transportes Guanabara. Na semana passada abordamos a chuva de Vitória que a empresa teve; hoje, damos destaque ao seu sucessor, o Alpha, modelo que também foi produzido pela Caio e a Guanabara não teve pena de comprar aos montes. Em anúncio de jornal de 1996 feito pela empresa, o destaque era de 53 veículos já incorporados à frota.

É importante destacar as principais renovações da Guanabara: na década de 1990, a principal opção da empresa era pela montadora Caio (Vitória e Alpha). Na virada do século, a empresa testou algumas outras carroçadoras, como Busscar (Urbanus e Urbanuss) e Comil (Svelto II). Voltou a comprar Caio (S21) nos anos 2000, mas aderiu mesmo foi a Marcopolo. Só optou pela Caio (S22 e Foz Super) novamente em 2007 e 2010 (Apache VIP II). Mesmo assim, a Marcopolo ainda continuava a principal opção.

Com o gosto que a Guanabara tinha pela carroçadora paulista nos anos 90, teve ainda mais gosto em divulgar sua renovação: um dos carros, de número de ordem 200, foi fotografado na ponte de Igapó (que liga a zona norte de Natal, principal área de atuação da Guanabara, com outras regiões da cidade). Na época, as empresas ainda não utilizavam código na numeração, e sim o ano do carro. O veículo da foto era, portanto, 96200.


O texto da propaganda destacava o investimento da empresa no aperfeiçoamento do serviço prestado, tendo os ônibus mais novos do estado, com tecnologia de última geração – e, de fato, o Alpha havia sido lançado um ano antes, em 1995. O texto também destacava a estrutura da empresa, que a colocava na direção do futuro. A empresa fez aquisição dos veículos sob chassi Mercedes-Benz OF 1620, OF 1721 e SCANIA F-113, entre 1996 e 1998.


Até meados de 2010, os Alpha ainda faziam parte da frota ativa da Guanabara, tendo permanecido operando por 16 anos, aproximadamente.

 


Outras grandes renovações da empresa foram com o modelo S21, em 2001; O Torino, em 2004; o Ciferal Citmax, em 2005; Foz Super e S22, em 2007; Torino e Apache VIP II em 2009 e novamente o Torino em 2010.

Após sua venda para o grupo pernambucano da empresa Metropolitana, a empresa novamente adquiriu o Torino em 2011, sendo 60 unidades, de uma só vez. Atualmente, a renovação é feita com carros usados de Recife. Infelizmente rasgando um histórico de grandes renovações com qualidade e veículos novos.

Pesquisa, produção e acervo: Equipe RN Ônibus Clube
Fotos: João Maria Gomes e Thiago Martins

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