Um aviso fixado em ônibus da empresa Sideral informa os estudantes acerca do não recebimento de seus passes eletrônicos, através do qual eles têm direito a desconto de 50% no valor da passagem inteira. “Atenção – A partir de 29/06/2015 não mais receberemos o vale-transporte e estudantes passagem somente em dinheiro – R$ 2,00″, informa a empresa.
A informação surpreendeu alguns alunos, apesar de muitas escolas estarem de recesso. “Meu filho usa outra linha de ônibus, mas já orientei que ele observasse bem isso, porque sei que, no final das contas, eles serão prejudicados”, diz Jonas Barbosa, pai de um dos estudantes.
Segundo ele, que trabalha em uma parada de ônibus no Centro da cidade, o problema começou ontem, quando a empresa colocou o aviso nos veículos.
Foto Alcivan Costa |
Jonas Barbosa é enfático ao dizer que a empresa Sideral pegou a todos de surpresa. “Quando cheguei aqui hoje, que vi a notícia pregada, liguei logo para o meu filho e avisei”, diz, indignado. “Segundo comentários, é que a empresa responsável por fazer o repasse dos valores com os passes eletrônicos não o fez”, diz.
A reportagem tentou, durante a manhã de ontem, contato com representantes da empresa Sideral, que opera na cidade há alguns anos, mas não obteve sucesso nem com sua gerência ou qualquer setor responsável pela medida adotada nos veículos da companhia.
De acordo com o gerente executivo de Trânsito de Mossoró, Luís Correia, a Prefeitura não pode adotar nenhuma medida para reverter a situação porque as duas empresas que estão operando na cidade são clandestinas. “Elas não têm um vínculo com a administração”, afirma, acrescentando que, como são clandestinas, estão operando de forma irregular na cidade.
Segundo Luís Correia, o novo sistema começa a operar amanhã, 1º de julho. Com isso, 30 ônibus vão circular, operando em dez linhas, segundo contrato emergencial, e a Prefeitura poderá garantir a cobrança de 50% no valor da passagem para estudantes. “Quanto às demais, o município vai tomar as medidas administrativas cabíveis”, informa.
Ontem, o gerente executivo de Trânsito percorria os pontos definidos nas linhas. Segundo ele, o principal elemento do novo sistema é a credibilidade quanto ao cumprimento no quadro de horários. A estimativa, conforme a simulação, é que o tempo de espera dos usuários seja de cerca de 25 minutos. De acordo com Luís Correia, 90% da frota contará com ar-condicionado e 100% com acessibilidade.
Via Gazeta do Oeste
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