quinta-feira, 4 de junho de 2015

Mossoró: Novo sistema de transporte público começa a circular no próximo dia 10

Previstos para começarem a transitar no próximo dia 10, os 35 ônibus da nova empresa aprovada para atuar no transporte público da cidade serão distribuídos em 10 linhas. O sistema não contará com subsídio da Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) e, de acordo com o gerente executivo de mobilidade, Luís Correia, os valores podem passar por aumento, caso o reajuste seja apontado como necessário à manutenção do sistema.


"Neste primeiro sistema emergencial, que funcionará na cidade por 180 dias, não vai ser concedido nenhum subsídio pela Prefeitura. De início, os preços serão mantidos e as equipes analisarão os resultados obtidos pelas linhas e os valores podem ser passar por aumento se necessário", explica o gerente.

Segundo Luis Correia, dos 35 ônibus, 32 deverão circular na s ruas, restando três como reserva em casos de quebra de algum transporte. Das linhas previstas, a mais extensa é a Vingt Rosado - Centro, com 21,5 km de extensão. O segundo maior itinerário é o que vai dos conjuntos Abolição ao Centro, que possui 20,7 km de percurso. A menor rota será a percorrida pelo bairro Belo Horizonte via Boa Vista, com somente 9,67km.

O gerente conta que as equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade concluíram, na semana passada, a coleta de dados para o estudo de origem e destino. Até o final deste mês, os dados devem ser analisados e o estudo utilizado pela pasta para planejar mudanças no sistema de transporte público e privado.

Bairro Santo Antônio não deverá ter linha exclusiva

Ao todo, as 10 linhas somam percurso de 137,57km, todas com passagem pelo centro da cidade. No entanto, assim como ocorre hoje, o maior bairro da cidade: o Santo Antônio, não deve contar com uma rota interligando-o ao Centro. Basicamente, serão mantidas as linhas atuais, acrescidas de uma rota universitária e uma via shopping. 

As 10 linhas serão: 
Conjuntos Abolição - bairros Centro; Liberdade II via Sumaré; Santa Delmira via Redenção - Centro; Shopping; Belo Horizonte via Boa Vista; Planalto - Centro; Universidades - Centro; Aeroporto via 12 Anos - Centro; Nova Vida - Centro e Vingt Rosado - Centro. 

A linha universitária passará pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), pelo Fórum Desembargador Silveira Martins, pelo Ministério Público Estadual (MPRN) e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) seguindo pela avenida Presidente Dutra, Centro e avenida Leste-Oeste. 

A rota universitária não passará pela Universidade Potiguar (UnP), que deve ser atendida pela linha Shopping em direção ao Centro.

Divisão de ônibus por rota repete parcialmente cenário atual

Embora ampliado o número de linhas e acrescidos mais 14 ônibus em relação aos 18 em circulação atualmente, na distribuição de veículos por rotas, a quantidade de ônibus disponíveis em alguns bairros não foi alterada, como o bairro Belo Horizonte que continuará a contar com dois ônibus. Já o conjunto Vingt Rosado, que hoje conta com cinco ônibus, passará por redução na frota, com apenas quatro veículos.

Assim como ocorre hoje, também, a quantidade de ônibus será reduzida aos sábados e será menor ainda aos domingos. No entanto, o horário das linhas, de acordo com Luís Correia, será estendido e as rotas serão percorridas das 5h30 às 23h.

Com nova frota, Mossoró passará a contar com um ônibus para cada oito mil pessoas

Levando em consideração a atual frota de 18 ônibus para atender à demanda de 284 mil pessoas, em média, a cidade possui um veículo para cada 15.777 habitantes. Com o acréscimo de mais 17 ônibus, a média cai para um a cada 8.875 mossoroenses. No entanto, embora a mudança pareça animadora, se comparada a outras cidades, Mossoró ainda está muito aquém de um transporte público eficiente. 

A cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará, conta 63 ônibus em circulação para atender 250 mil habitantes, resultando em uma média de um ônibus para cada quatro mil habitantes, menos da metade da média que Mossoró conseguirá com os novos veículos. Já se comparada a Campina Grande, na Paraíba, onde há 223 veículos para a população de 358 mil habitantes e a distribuição é de um ônibus para cada 1.500 habitantes, a média mossoroense chega a ser mais de quatro vezes menor. 

Mesmo se comparado a frota disponível no município há seis anos, o cenário do transporte público mossoroense não apresentou melhora. Na contramão do que clamavam movimentos sociais e o próprio crescimento da cidade, a quantidade de veículos caiu de 36 ônibus no ano de 2009 para 35, sendo três reserva, para os próximos 180 dias.

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