Se a Prefeitura do Natal seguir a média de reajustes dos últimos anos para definir em quanto ficará a tarifa de ônibus em 2015, o aumento deverá resultar em uma passagem ao preço de R$ 2,54. De acordo com dados da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), nos últimos sete anos a média de reajuste que tem sido aplicada na tarifa é de 8,3%.
De 2009 até 2015 a tarifa do transporte público na capital potiguar foi reajustada em três ocasiões. Em setembro de 2009 o preço passou de R$ 1,85 para R$ 2,00, o que equivaleu a um aumento de 8,1%.
Após esse reajuste, um novo acréscimo só foi autorizado pela prefeitura em janeiro de 2011, quando o valor cobrado nas roletas aumentou 10%, passando para R$ 2,20.
Mais de três anos depois, em 27 de setembro do ano passado, o Poder Executivo municipal acrescentou mais 0,15 centavos ao valor anterior. Com isso a tarifa saltou para R$ 2,35, sendo este o último reajuste autorizado pela Prefeitura do Natal.
A média desses últimos reajustes, que ocorreram num espaço de sete anos, foi de 8,3%. Se acrescido esse percentual médio à passagem no valor que está hoje em Natal, a prefeitura aumentaria aproximadamente R$ 0,19, o que elevaria o valor atual para R$ 2,54.
Com base nas informações acima, entre 2009 e 2015 as passagens de ônibus em Natal encareceram 17,5%, se comparado o preço em 2009 (R$ 2,00) à tarifa atual, que é de 2,35.
O próximo reajuste, no entanto, pode chegar a muito mais do que a média dos últimos anos, caso a prefeitura acate a proposta feita na última terça-feira (23) pelo Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município de Natal (Seturn). O sindicato pede que a passagem suba para R$ 2,90, o que representaria um aumento de 23,4%.
A justificativa para o acréscimo mais expressivo, de acordo com o consultor do Seturn, Nilson Queiroga, é a defasagem verificada no preço em relação aos últimos reajustes. Conforme Nilson informou em reportagem publicada ontem (24) no NOVO Jornal, “no período entre o reajuste de 2011 e junho desse ano a inflação foi de 32%. O único aumento concedido nesse período foi de 6,8%. Considerando só isso a defasagem da tarifa é de 25%”, declarou.
Ainda de acordo com o consultor, a expectativa do Seturn é que a Prefeitura do Natal autorize um reajuste pelo menos próximo da inflação, uma vez que no período supracitado os salários dos rodoviários e do óleo diesel também subiram mais de 40%.
Apesar das especulações, a STTU informou ontem a reportagem, por meio de nota, que ainda está analisando o pleito e, portanto, não definiu o valor que será acrescido. “Na oportunidade reiteramos ainda que para este mês de junho não está previsto reajuste tarifário por parte da Prefeitura do Natal”, acrescentou a secretaria municipal, por meio de nota.
Na manhã de hoje (25) o Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (CMTMU) se reunirá na sede da Companhia Docas do RN (Codern). A expectativa é que os membros do conselho discutam o novo reajuste. A nova proposta do Seturn, que pretende subir a passagem para R$ 2,90, foi apresentada na última terça-feira (23) à STTU, um dia após o acordo entre o Seturn e os rodoviários, que garantiu um reajuste de 10% para os trabalhadores.
Natal tem a passagem mais barata da região
De acordo com um levantamento feito pelo NOVO Jornal, a capital potiguar tem a passagem de ônibus mais barata entre as nove capitais dos estados do Nordeste, se considerado o valor que está hoje, que é R$ 2,35. Além disso, dessas capitais Natal é a que está há mais tempo sem promover um único reajuste, uma vez que a última alteração na passagem foi em julho do ano passado, quando passou de R$ 2,20 para o valor atual.
A maioria das capitais do Nordeste já reajustaram os valores tarifários, grande parte no início desse ano. A primeira capital foi Salvador, que aumentou de R$ 2,80 para R$ 3,00 logo no segundo dia do ano, 02 de janeiro.
No mesmo mês foi a vez de Fortaleza, capital do Ceará, que no dia 16 de janeiro alterou as passagens do transporte coletivo de R$ 2,20 para R$ 2,40. O aumento foi motivo de protesto no Centro da capital. Os manifestantes cobram a manutenção do preço em R$ 2,20.
A região metropolitana de Recife também escolheu o primeiro mês do ano, no dia 09 de janeiro, para encarecer as passagens. Nesse dia, a principal faixa de tarifas – 80% das linhas – passou a cobrar R$ 2,45, diferente dos R$ 2,15 cobrados anteriormente.
Em fevereiro, as capitais Maceió-AL, João Pessoa-PB e Teresina-PI também acresceram alguns centavos nas tarifas em suas respectivas regiões. No primeiro dia do mês a capital de Teresina aumentou a tarifa de R$ 2,10 para R$ 2,50. O valor foi abaixo dos R$ 2,70 propostos pelo Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Teresina (Setut).
No dia 09 de fevereiro a Prefeitura de João Pessoa autorizou um reajuste 4,25%, sendo na ocasião o menor percentual concedido entre todas as capitais do país. O preço foi alterado em R$ 0,10, passando de R$ 2,35 para R$ 2,45.
Seis dias após a capital da Paraíba ter promovido o reajuste, Maceió também aumentou o preço para R$ 2,75. Antes era R$ 2,50. As empresas de ônibus tinham proposto a passagem a R$ 2,83, o que foi rejeitado pelo Conselho Municipal de Transportes da cidade.
Em março, apenas São Luís aumentou a tarifa do transporte coletivo. O preço, que era R$ 2,40 para a maioria dos coletivos, saltou para R$ 2,80 no dia 29 daquele mês. Na época, a prefeitura do município justificou a autorização para o aumento principalmente devido à alta nos preços do óleo diesel.
A única capital no Nordeste - além de Natal - que ainda não reajustou os preços das passagens de ônibus em 2015 foi Aracaju-SE. Em compensação, o último aumento realizado foi no final de 2014, no dia 23 de dezembro. Na ocasião a tarifa foi reajustada em 15%, passando de R$ 2,35 para R$ 2,70.
Via Novo Jornal
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