Além da bilhetagem eletrônica, todos os ônibus que compõem o sistema de transporte coletivo de Mossoró também contarão com o serviço de biometria facial. A previsão da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB) é de que até o final do mês tanto o reconhecimento facial como a bilhetagem eletrônica deverão estar em funcionamento.
Todos os ônibus urbanos serão equipados com o sistema de biometria facial. Ao chegar ao veículo, o passageiro, com a carteira que garante a gratuidade ou a meia passagem em mão, se direcionará a máquina que realiza o serviço de biometria facial. Ela ficará na parte lateral do ônibus. O dispositivo identificará a face do usuário. Serão captados 150 pontos faciais. A implantação do sistema consiste no funcionamento de um equipamento, conectado ao validador, que identificará os passageiros, captando suas imagens, aliadas aos dados do seu cartão, atribuindo segurança ao processo. Os usuários que utilizarão o reconhecimento serão os que têm o benefício da gratuidade e os estudantes.
Diante do cadastro, caso o usuário repasse o seu cartão de gratuidade para alguém, ao cruzar o validador, a imagem da pessoa que está utilizando esse cartão é detectada pelo mecanismo, que não impede a passagem de imediato, mas reporta a informação para o sistema que constata a fraude e decide se bloqueia ou não o cartão na próxima utilização. O desbloqueio é feito mediante o pagamento de uma taxa, que custará cinco vezes o valor da tarifa. Um dos objetivos é coibir as fraudes, que permitem aos usuários que não se enquadram nos critérios que dão direito à gratuidade a utilização gratuita do transporte coletivo.
De acordo com o diretor de Transportes da Semob, Ramon Nascimento, os dados dos usuários para a biometria facial já foram cadastrados anteriormente e aqueles que não fizeram o cadastramento poderão fazê-lo assim que o sistema passar a funcionar. “Assim que passar a funcionar nós divulgaremos o local onde será feito o cadastramento dos dados de quem ainda não fez no ano passado”, informou.
Via Gazeta do Oeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário