Foto: Humberto Sales |
Idosos com mais de 65 anos, usuários do serviço de transporte urbano de Natal, têm enfrentado filas e horas de espera no setor de atendimento do Natal Card, no bairro da Ribeira, para obter o cartão eletrônico de acesso ao benefício da gratuidade. O “novo” cadastramento é necessário para atender à exigência prevista em lei municipal — em vigor desde junho deste ano — que regulamenta o uso do cartão de gratuidade por parte dos idosos e obriga os idosos a embarcarem pela porta dianteira dos ônibus. O cartão é confeccionado na hora sem nenhum custo para o beneficiário.
Com a grande demanda, nos últimos dias, a STTU resolveu divulgar na próxima semana — possivelmente na segunda-feira (27) — um calendário para sistematizar o atendimento, considerando a data de aniversário do usuário e com isso reduzir os transtornos aos beneficiários. A legislação que determina a implementação do cartão eletrônico para os idosos maiores de 65 anos de idade entrou em vigor no dia 17 de junho, e a STTU deveria iniciar o processo em até 30 dias. O atendimento para cadastramento começou na última sexta-feira, e a cada dia aumenta a demanda diária, com fila e muita reclamação.
Na manhã de ontem, centenas de idosos estavam em uma fila na área externa do setor de atendimento do Natal Card, no bairro da Ribeira. Dentro da repartição, já não havia mais cadeiras suficientes, e outras dezenas de usuários se acomodavam nos espaços entre as fileiras de cadeiras e reclamavam quanto à demora no atendimento e quantidade de fichas disponibilizadas. “Eles distribuíram apenas 170 fichas, mas tem muito mais gente do que isso aqui. Vai ter gente saindo sem ser atendido", reclamou uma idosa que aguardava na fila para entrar no prédio. O número, contudo, não bate com a informação repassada pela STTU na manhã de ontem. A Secretaria garante disponibilizar 400 atendimentos por dia.
Com o cartão gratuidade, o usuário deixa de entrar pela porta de trás e passa a acessar o transporte coletivo pela porta da frente, passando na catraca. De acordo com o secretário adjunto de Transportes de Natal, Clodoaldo Cabral, quem não tem o cartão continuará entrando pelo contra fluxo do veículo até receber o documento eletrônico.
“A nossa meta é distribuir o cartão para todos os maiores de 65 anos da cidade de Natal, e enquanto não tivermos cadastrados 100% dos idosos, eles continuarão usando o benefício da gratuidade nos ônibus apresentando somente a Carteira de Identidade”, destaca a secretária da STTU, Elequicina Maria dos Santos.
Serviço
Atendimento: das 7h às 16h30;
Dia: de segunda-feira à sexta-feira;
Local: rua Esplanada Silva Jardim, ao lado da Central do Usuário da STTU, bairro da Ribeira
Documentação: cópia e original da Identidade, CPF e comprovante de residência. Foto é feita no local.
Do blog:
Com as muitas mudanças sofridas pelo NatalCard nos últimos seis meses, aproximadamente, foi sentida uma piora na qualidade do serviço. Com um transporte público já tão ruim como é o de Natal, a empresa de bilhetagem se destacava pela atenção prestada aos usuários e o bom serviço que sempre fez com excelência. Agora, conta com equipe reduzida e centralizando o atendimento em sua sede, sofre com superlotação em ocasiões como esta.
Força aos idosos que têm recorrido ao NatalCard e a equipe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário