Um capítulo muito importante da história do transporte de Natal é constituído pelos ônibus de motorização GNV (Gás natural veicular), que circularam nas empresas da capital na década de 80. Muita gente já ouviu falar sobre eles, e hoje o RN Ônibus Clube apresenta duas imagens exclusivas de dois veículos, pertencentes às empresas Guanabara e TransFlor (atual Via Sul) que eram movidos a GNV. À época, Natal foi pioneira nesse projeto, que visava, principalmente, a redução de custos com combustível.
O modelo Caio Amélia foi o escolhido para o projeto, que foi colocado em prática após uma parceria entre as empresas de transporte local, a Prefeitura do Natal e a Petrobrás.
Nas imagens, as linhas que as empresas operavam também chamam a atenção: Na Guanabara, o veículo estava operando a linha 23 (que até então tinha o trajeto Cidade da Esperança/Rocas) - atualmente, a linha foi unida à linha 69 (tornando-se 23/69) e opera o trajeto Felipe Camarão II/Alecrim, via Jardim América; e na TransFlor, o veículo operava a extinta linha 49 - Santos Reis/Nova Descoberta, via Alecrim (atualmente o trajeto é operado pela empresa Santa Maria, através da linha 48 - Santos Reis/Nova Descoberta, via Campus/Alecrim).
O RN Ônibus Clube trará, ao longo de 2016, matérias especiais com imagens e dados à respeito do projeto dos ônibus abastecidos com gás natural, e também com as grandes mudanças nas linhas urbanas e linhas extintas ao longo da história do transporte local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário