A polêmica de onde os taxistas de municípios vizinhos podem fazer o embarque e desembarque de passageiros forçou o atraso na implantação do novo sistema de transporte público.
Os novos ônibus deveriam ter começado a circular no último dia 10.
Por causa de uma indefinição quanto à questão, porém, a execução do plano de mobilidade teve que ser adiada até, no máximo, o dia 20 deste mês.
Na última reunião sobre os táxis, entidades locais solicitaram em conjunto à Prefeitura que permitisse a plena atividade dos motoristas desses veículos, mesmo no Centro.
A sugestão partiu da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), do Sindicato do Comércio Varejista (SINDIVAREJO), da Associação Comercial e Indústria de Mossoró (ACIM) e da Câmara Municipal de Mossoró.
Em 28 de maio, a Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB) havia estabelecido terminais específicos, em áreas periféricas, para o embarque e desembarque desses profissionais.
A eles, ficaria vetado deixar e pegar passageiros em áreas centrais.
O fato gerou insatisfação, por isso o Município decidiu “estudar” a proposta das entidades locais de voltar a permitir tais atividades.
De acordo com o gerente de Trânsito da Semob, Luiz Correa, tal estudo “leva em consideração toda a problemática do transporte público”.
São levados em consideração, por exemplo, aspectos como congestionamento, poluição sonora, fiscalização etc.. “É uma série de elementos que a gente tem que pontuar”, disse Correa.
Tudo com a finalidade de facilitar o trabalho da empresa BR Buss, que disponibilizará os novos ônibus. A desorganização no transporte de passageiros no Centro é um dos gargalos do sistema de transporte público local.
O gerente lembra que o transporte intermunicipal – dentro de Mossoró – só pode ser realizado por veículos fretados, cujas exigências vão de comunicação de sua entrada no município à Semob, até especificação da rota de chegada e saída.
Segundo a secretaria, o Município tem autonomia para organizar o transporte dentro de sua área, com base na lei municipal 9.843/2003. E é isso que se faz.
Todas essas definições devem sair “no máximo, no máximo” até o dia 20, como informado acima.
Ainda de acordo com o gerente de Trânsito, 28 dos 35 ônibus prometidos para o novo sistema estão no município. Os veículos passam por adesivagem, fiscalização e instalação do aparelho de biometria.
A Semob admitiu ainda a possibilidade de reajuste da tarifa, atualmente em R$ 2,00, embora reforce que não se sabe quanto, nem quando será a mudança.
Via De Fato
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