Terminou ontem, 27, o prazo para as empresas apresentarem à Prefeitura suas propostas para o contrato de forma emergencial que disponibiliza no mínimo 30 ônibus para compor as rotas do transporte coletivo em Mossoró. Agora, o município vai iniciar o processo de análise documental e de propostas para escolher a que melhor oferecerá o serviço à comunidade.
O contrato emergencial terá validade de no máximo 180 dias, a partir da assinatura e, segundo o gerente executivo de Transportes, Luiz Correia, os 30 ônibus deverão atender as demandas mais urgentes e as rotas serão elaboradas de acordo com a necessidade de cada bairro.
“O nosso objetivo é garantir que o serviço seja oferecido de forma efetiva e diminuir o tempo de espera das pessoas nas paradas de ônibus. Esse contrato emergencial é o primeiro passo para abrirmos futuramente a concorrência pública ampla, já que esse é um de nossos planos para tentar resolver de forma eficaz os problemas do transporte coletivo em Mossoró”, diz o gerente executivo.
Atualmente, duas empresas particulares oferecem o serviço de transporte coletivo em Mossoró e a Prefeitura não tem poder de interferir, no entanto, com o contrato dos serviços futuros, o município terá o contrato com as empresas e poderá cobrar o que é oferecido, participar da formatação das rotas, inclusive com a tabela de cronograma de linhas e os horários que os ônibus vão circular em cada bairro.
“Dessa forma nós poderemos informar à população todos os horários e as pessoas poderão se programar para estarem no ponto naquele horário. Com o contrato entre a empresa e o Município poderemos cobrar o serviço de acordo com o objeto de contrato, o que não ocorre atualmente”, destaca. O gerente diz que não tem como informar precisamente quantos ônibus circulam hoje na cidade, mas que as empresas informaram dispor de 20 veículos em circulação.
As propostas poderiam ser entregues até ontem e a Prefeitura vai analisar cada uma delas e escolher a que mais se adequa às necessidades emergenciais. A expectativa é de que até o mês de junho as novas rotas já estejam em circulação atendendo prioritariamente os bairros mais carentes do serviço.
Via Gazeta do Oeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário