Parece que alguns modelos de ônibus são “carmas” de certos
sistemas de transporte. E isso não é uma coisa tão atual não! Apesar de nos
dias de hoje vermos, com frequência, renovações de frotas das empresas voltadas
para um único modelo ou carroçadora, desde a década de 1990 as transportadoras
já tinham preferência por certo modelo de carroceria.
Na década citada, o modelo que prevalecia nas renovações de
Natal era o Caio Vitória. Em nossa região metropolitana, boa parte das empresas
tiveram o Vitória em sua frota. O destaque de hoje vai para um dos carros da
maior empresa de ônibus do estado: o antigo 1170, da Transportes Guanabara.
Pra começo de conversa, é importante ressaltar que a
Guanabara utilizou seus Vitória em operação o quanto pôde. Os carros fizeram parte da frota por cerca de 12 anos. A empresa era compradora assídua da montadora
Caio, e nunca poupou comprar grande quantidade de seus modelos. O Vitória, por
exemplo, passou por três gerações de pintura da empresa.
As últimas unidades do modelo datam de 1995. É o caso do
1170, que seguia a numeração da época (sem os códigos das empresas), e
utilizava a numeração 95170. Semelhante à boa parte dos Vitória da Guanabara, o
carro tinha o chassi Mercedes-Benz OF 1620, e operou as diversas linhas da
empresa.
Na foto a baixo, o veículo ainda estava com a antiga numeração e
placas de duas letras, operando a linha 08, que na época fazia o trajeto
REDINHA/CAMPUS (atualmente a linha faz o trajeto REDINHA/MIRASSOL):
O carro também foi destaque numa matéria de jornal local, em
janeiro de 2005, que abordava uma ação judicial movida pela empresa Guanabara
que visava suspender a operação de uma linha Circular, operada em conjunto por
ela e as empresas Riograndense e Reunidas. Na ocasião, a Guanabara temia a
atuação da Reunidas no conjunto Nova Natal, e por isso preferiu entrar na
justiça pedindo a suspensão da linha, a ter que operar em conjunto.
Era comum as empresas locarem seus ônibus mais velhos nas
linhas que tinham as piores condições das ruas que operavam. Na Guanabara, essas
linhas correspondiam as do Conjunto Vale Dourado, na zona norte de Natal. E foi
lá onde o 1170 se aposentou, junto a diversos outros Vitória, já entre os anos
de 2007 e 2008. No registro a baixo, o veículo estava operando a linha 05 –
VALE DOURADO/PETRÓPOLIS.
Um fato curioso que devemos ressaltar na história deste
ônibus é que ele foi um dos primeiros “Expressos do Forró” já realizado pela Guanabara.
Onde no período junino, a empresa colocava um banda de forró apresentando
músicas temáticas para os passageiros e oferecendo comidas típicas. Existe um
comercial de TV onde a Transportes Guanabara divulgava o “Expresso do Forró”,
como um convite para o usuário conhecer aquele veículo.
Na foto, o ocorria a gravação do comercial do “Expresso do
Forró” para um comercial.
Ano após ano, o “Expresso do Forró” se superou, e os carros
recebiam caracterização personalizada na pintura, ganhando bandeirinhas e
outros enfeites. Assim como o 1170, hoje o serviço Expresso do Forró está nas
lembranças daqueles de que um vivenciou um dos momentos mágicos do transporte
Potiguar.
Texto: Thiago Martins e Josenilson Rodrigues
Acervo: RN Ônibus Clube e Josenilson Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário