Pelo menos até então, a informação de que as linhas 51, 52 e 65 iriam se unir (51/52 e 52/65) é um boato. Na empresa que opera as linhas, a TransFlor (ViaSul), há a informação de que o projeto existe, está em análise e será estudado para que possa ou não ser implantado.
Se divulgou através das redes sociais que desde ontem (19/abril), haveria unificação entre 51 e 52 (Pirangi/Rocas) e 52 e 65 (Serrambi/Quintas). As linhas unificadas fariam um "pedacinho" da linha que deixaria de operar (no caso, seria a linha 52).
Conversei com o colaborador do blog, morador da região e amigo de longas datas, João Maria Gomes, um dos que compartilhou a informação. Ontem, João foi a campo, utilizou as linhas (para comprovar), e ligou repetida vezes para a empresa: mal sabiam da provável unificação.
Em tempo:
Sem mais nem meio mais (pra variar!), a STTU (Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal) autorizou, há dois anos (aproximadamente) mudanças no trajeto das linhas 51, 52 e 65 dentro dos conjuntos Pirangi e Serrambi (região onde as linhas operam). (Pra variar) a mudança foi um desastre. Uma das áreas do Pirangi passou a contar com apenas UM (01) carro da linha 52. Imagine o quanto o usuário peleja para esperar tal linha. Avistar um ônibus da 52 que atenda àquela área do conjunto equivale a um pequeno prêmio de loteria.
O caso também permeia o campo da política. Mistura-se o difícil trato do prefeito de Natal, Carlos Eduardo, em sua relação com os vereadores - já que o vereador Júlio Protásio (PSB) atua em prol da região afetada pelo serviço das linhas, e cobra uma solução; e a falta de ação da STTU em ajustar o transporte da região. Júlio já foi líder do prefeito na câmara, e a falta de ação da prefeitura/STTU em ajustar o transporte nessa área após inúmeros seus pedidos, colaborou com seu afastamento da liderança do prefeito.
A mudança no itinerário ocorre aos domingos e feriados.
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