domingo, 26 de julho de 2015

Garagem.com: Audiências desertas... Licitação também?

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, STTU, não se cansa de realizar audiências públicas para debater a licitação. A cada nova audiência, o fracasso é maior. Desertas. Representando a população, quem melhor comparece são líderes comunitários dos bairros que, em muito, não debatem de forma qualificada a questão do transporte - um prato cheio pra STTU, que vai empurrar um edital maquiado para "melhorar" o transporte público municipal. Mesmo com os ajustes da Câmara Municipal (extremamente benvindos, que fique claro!), como não será colocado em prática um plano de mobilidade urbana, a licitação muito servirá de maquiagem e propaganda política. Isto é, o certame só será válido mesmo, com o plano, pois, além de dar a devida e necessária prioridade ao transporte coletivo no contexto urbano, conseguirá integralizar, de fato, o sistema. Isso que a Prefeitura pretende fazer é só um ajustezinho básico - que não fazem por falta de braço forte mesmo!

Mas mais deserto que as audiências, há a possibilidade de ser a licitação. Será mesmo que as empresas, sejam daqui, sejam de fora, vão se sujeitar aos ônibus com ar condicionado? E motor traseiro para toda a frota? Será que as empresas - neste caso, as daqui! - vão mesmo ter condições de começar a atuarem com a mínima qualidade de operação no transporte? É importante considerar a possibilidade de que nenhuma empresa ou consórcio apresente proposta, com o intuito de refaze o edital, de modo que a lei permita as mesmas aberrações que as empresas já comentem hoje - carros usados chegando à frota; veículos sem cobrador; falta de linhas noturnas; descaso do cumprimento dos horários, etc.

A conferir!

Bolo e guaraná

Na última quarta-feira, 22 de julho, a Transportes Guanabara completou 46 anos. Olinto Gomes, o "Seu Olinto", português que veio pra Natal no final da década de 60 com o sonho de criar uma grande empresa de ônibus, conseguiu! Na época em que a empresa pertencia a ele, até 2012, tinha bem mais qualidade que atualmente. De qualquer forma, merece os parabéns!

Bons exemplos

Discussão no grupo do Whats App de busólogos de Natal abordou duas infrações que as linhas 08 - REDINHA / MIRASSOL e R - SÃO GONÇALO/MIDWAY, operadas pelas empresas Guanabara e Trampolim da Vitória respectivamente, têm cometido em Natal: com um buraco aberto na rua Compositor José Luiz, no bairro das Quintas (após a Urbana), os veículos tiveram que mudar seu trajeto ao sair do Km 6 em direção a zona norte. O problema é o trajeto que têm sido feito: as linhas estão seguindo a Av. Bernanrdo Vieira até a Rua dos Pêgas, onde fazem o retorno em direção a zona norte. O problema é que este retorno É PROIBIDO, inclusive sinalizado.

É permitida apenas a conversão para a rua dos Pêgas. Achando pouco, os ônibus (por serem grandes demais) ainda invadem o terreno de uma empresa de cimento para poder completar a infração. Muito bonito, viu?! Opções não faltam - inclusive neste mesmo trajeto, como seguir pela rua dos Pêgas até a rua Bela Colina, chegar a Av. 12, e ter acesso novamente a Av. Bernardo Vieira, sem precisar fazer manobras erradas. A conversão é proibida justamente porque o semáforo tem a mesma sinalização para quem vem na rua dos Pegas (no sentido centro/bairro), em direção a Bernardo Vieira. Vão esperar acontecer um acidente? Alô STTU!

Off-road

Um permissionário do sistema INTERBAIRROS de Parnamirim, operador da linha 4, colocou em operação um veículo "4x4". Trata-se de um Volare V8L, ano 2015, em contexto semelhante a veículos destinados ao programa Caminho da Escola, que contam com adaptação para trajetos difíceis. Fica a dica para as operadoras de linhas de Natal, especialmente na Av. Moema Tinoco. Ops... Teremos motor traseiro por lá...


A foto é de autoria de Danilo Vitorino.

Sanfona muda

Destaque no Busão de Natal, do companheiro Josenilson Rodrigues: mais um articulado chegou para enfeitar a garagem da Conceição, empresa operadora de linhas de Natal, pertencente ao grupo Itamaracá/Cidade Alta, que também responde pela Trampolim da Vitória e Barros, na região metropolitana. A história dos articulados na Conceição já é antiga. Afirmam que há um veículo lá, já há um tempo, que fez testes para as linhas 21 (FELIPE CAMARÃO/AREIA PRETA) e 63 (FELIPE CAMARÃO/CAMPUS) e foi aprovado... Por enquanto, ver os carros na ruas, ficou só na vontade. Quem sabe este outro articulado traga o fôlego que a empresa precisa para colocá-los na rua.

Mata a cobra e mostra...

Há quem garanta que o SETURN (Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Natal) vai mostrar, nesta semana, o recibo de compra dos 30 ônibus novos para Natal - garantia pedida pela STTU para o aumento da passagem. Especialistas em transportes locais aguardam ansiosos!

Centenário

Motorista do carro 537 da Expresso Oceano, que faz linha Natal/Pipa, fez questão de, ao ser fotografado para um trabalho do hobby busologia, eternizar seu amor pelo time, o América-RN. Quem não gostou foi o fotógrafo da ocasião, o companheiro Heitor Bezerra, que é abecedista doente.


Saudades de casa

Um dos Viales repassados da Santa Maria para a Parnamirim Field, agora consorciadas, parece estar com saudades de casa. Têm andado com o itinerário digital apagado. Foi visto na sexta-feira à noite operando a linha D (PARQUE INDUSTRIAL/NATAL/ALECRIM), apenas com a plaquinha "D" no vidro.

Falando nisso...

E o consórcio Field/Santa, cada vez mais explícito e debatido entre especialistas em transporte local, aparenta mesmo ser uma disputa de grandes grupos. A Field tem torcida para que não perca qualidade na operação.

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