Apesar de a redução da frota nunca ter sido admitida pela STTU - Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal - pelo menos desde dezembro de 2013, as linhas urbanas circulam com uma frota menor que a quantidade estipulada pela STTU, que é o órgão gestor de transporte urbano.
As empresas alegam que a tarifa defasada contribuem para o má funcionamento do sistema de transporte, e programam corte de gastos. A redução da frota nunca foi cogitado de maneira oficial pelas empresas, mas, de acordo com informações extraoficiais, ocorre há mais de um ano em Natal.
Entre novembro e dezembro de 2013, quando a frota foi reduzida, as principais linhas do sistema urbano perderam de um a dois carros em suas frotas. Na concessão do último aumento tarifário, que elevou a tarifa de R$ 2,20 para R$ 2,35, uma das exigências da STTU seria o retorno de 50 dos carros as linhas - que o órgão teria sentido a ausência dos veículos em algumas linhas, mas preferiu não fazer alarde.
Por não ser uma informação oficial, não há um número exato de quantos ônibus deixaram de circular. Porém, de acordo com informações de pessoas dentro das empresas, 50 veículos seria só o que se deixou circular na maior empresa da cidade, a Transportes Guanabara. Além dela, as outras cinco empresas que atuam na área urbana (Santa Maria, Reunidas, Conceição, Cidade do Natal e Via Sul) também teriam reduzido a frota.
Um levantamento feito pelo Ônibus Coletivo de Natal, grupo do Facebook que reúne adeptos ao estudos do transporte local, trouxe os dados atualizados sobre duas linhas, da empresa Reunidas, que mostram que a redução se ampliou, e a operação se tornou ainda mais deficitária:
Linha 78A47 - SANTARÉM/NOVA DESCOBERTA
Total: 15 carros - em operação atual: 11 veículos
Linha 27 - ALVORADA IV/RIBEIRA
Total: 8 carros - em operação atual: 5 veículos
A redução é viável no ponto de vista empresarial, considerando que se a linha consegue transportar os passageiros com menos veículos que o estipulado, não será gasto investimento em mais veículos. É uma infeliz lógica empresarial, já que a - pouca - qualidade existente se perde completamente, horários deixam de ser cumpridos de forma integral, e consequentemente, o serviço ruim de forma proposital atrapalha o usuário.
Apesar da redução, a STTU estuda para este mês, um novo aumento na tarifa do transporte urbano. As empresas pedem o valor de R$ 2,90.
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