Uma audiência Pública proposta pelo vereador Klaus Araújo (PP) discutiu na Câmara Municipal de Natal nesta manhã (3) a implantação de linhas de ônibus adequadas para o Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. O encontro contou com a presença de representantes da prefeitura do Natal, de Parnamirim, de Macaíba, do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Sindicato das Empresas de Transportes de Natal (Seturn), vereadores, populares e representantes de segmentos como o turismo.
“O Aeroporto foi construído mas não se planejou em como facilitar o acesso a ele. As linhas que fazem o trajeto não são adequadas, falta informação e recebemos a informação de que sofrem constantes assaltos. Com os empregos que estão prestes a abrir no aeroporto, precisamos pensar neste transporte para que as pessoas do estado fiquem com esses empregos”, declara o vereador Klaus Araújo. Os representantes da prefeitura de São Gonçalo do Amarante e nem do Aeroporto Aluízio Alves não compareceram à audiência. Mesmo assim, ficou encaminhado que uma comissão será formada pelos presentes ao encontro para abrir o diálogo em encontros com os principais municípios interessados (Natal, Macaíba, São Gonçalo, Parnamirim) e com as câmaras municipais destas cidades. Será preciso que cada município faça o estudo da sua demanda, com previsões de linhas e horários para que seja apresentado do DER.
A Chefe de Divisão do DER, Maria Eugênia, disse que o órgão estuda as possibilidades e tem interesse em contribuir para facilitar o acesso ao aeroporto, mas depende de procedimentos burocráticos que demoram para serem concluídos. O vereador Klaus Araújo sugeriu que os município se utilizassem da lei que permite a formação de consórcios intermunicipais de transporte. “Um município autoriza o outro a operar com uma linha de transporte entre ambos, formando um consórcio intermunicipal que deve ser chancelado pelas Câmaras Municipais, isso facilita e acelera o processo”, sugeriu. A formação de um consórcio intermunicipal também será assunto das visitas da comissão às prefeituras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário