No ano de 1995 a empresa Transportes Guanabara trouxe, para a operação de suas linhas, uma remessa generosa de Caio Vitória. Além das linhas urbanas, alguns veículos com numeração diferenciada também passaram a operar sua linha intermunicipal NATAL/EXTREMOZ. Um desses veículos é o 527, que ficou em operação por 15 anos, e encerrou seus dias, literalmente, na mesma linha na qual estreou.
Uma parceria do então sindicato das empresas locais com a Caio, montadora do modelo Vitória, possibilitou a compra de 45 novos ônibus para Natal naquele ano. A Guanabara, maior empresa da cidade, trouxe, em um momento, 19 veículos, entre eles, dois veículos com numeração diferenciada, para a operação da linha Extremoz, até então, sua principal linha intermunicipal.
Ao final dos anos 90, a Guanabara cresceu ainda mais, aumentando suas operações. Para tanto, intensificou as operações de linhas intermunicipais para abalar empresas concorrentes, passou a operar as linhas da empresa São Cristóvão, e fez criar a empresa Expresso Oceano, que se dedicou ao transporte metropolitano, enquanto ela ficava restrita as operações urbanas – havia, porém, a empresa TranSul, de propriedade da Guanabara, que operava linhas rodoviárias; até então a mesma Guanabara operava as linhas metropolitanas, destinadas, posteriormente, à Oceano.
Com o crescimento das operações, diversos carros da Guanabara foram remanejados para a Guanabara intermunicipal (posteriormente Oceano) – como ainda acontece atualmente.
Os registros do carro 527 mostram sua operação desde a Guanabara intermunicipal, já na linha NATAL/EXTREMOZ.
Em 2008, após 13 anos de operação, o veículo passou a ser da reserva da empresa. Porém, o registro mostra sua lona com a operação da linha intermunicipal ARAÇÁ/EXTREMOZ, um Circular de cunho intermunicipal que a Oceano operou por determinado período – a linha está, atualmente, inoperante.
Mas o 527 não demorou muito tempo parado não! Em 2009, foi amplamente reformado: foi o único Caio Vitória a receber o layout branco/azul da Oceano, recebeu ajustes na lateria, perdeu o posto do cobrador e tornou-se fixo, novamente, da linha Extremoz/Natal, onde encerrou sua operação em 2010.
Acervo UNIBUS RN
Gostei!!! Bela matéria!!!!
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