Foto: Wenderval Gomes/Nominuto.com |
Os ônibus não precisam mais competir com os veículos particulares em algumas avenidas da capital potiguar. Isso porque no dia 5 de setembro foram implantados os corredores semi-exclusivos na avenida Salgado Filho e no último dia 15 na avenida Prudente de Morais, uma forma de melhorar a fluidez do tráfego e segurança nas vias.
Adriana dos Santos, técnica em enfermagem, estava na parada, e vai utilizar pela segunda vez um ônibus que faz o trajeto nos corredores. Questionada sobre a primeira viagem e a melhoria trazida pela novidade, a resposta veio primeiro no sorriso e depois em palavras. “O trânsito está fluindo de forma mais rápida, inclusive em horários de maior movimento”, disse.
De acordo com a Adriana, a filha, que utiliza o transporte em horário de pico na avenida Salgado Filho, também aprovou as mudanças. “A minha filha faz esse percurso todos os dias em horários de grande movimento, e me confirmou que realmente melhorou”, detalha.
A equipe do Nominuto entrou em dois ônibus e fez o percurso em ambas as avenidas.
Na Salgado Filho, quem falou sobre as melhorias foi a estudante de cursinho Mariana Ginane. Dentro do ônibus da linha Eucalipto via praça, ela conversou com a equipe. “Ficou bem melhor para os ônibus passarem. Com esses corredores eles não param muito e isso agiliza o trajeto”, destaca.
Na Prudente de Morais, uma cobradora da linha 33, que não quis se identificar, ressaltou os avanços advindos dos corredores. “Olhando dá pra ver, ficou bem mais rápido”, declarou.
O corredor semi-exclusivo para ônibus não é algo novo na cidade. Em 2007, Natal ganhou um corredor exclusivo para ônibus com a criação do sistema na Bernardo Vieira com plataformas de embarque e desembarque de passageiros no centro da via. Outro ponto da cidade que conta com a faixa exclusiva de ônibus é a avenida Rio Branco, no bairro de Cidade Alta.
Walter Pedro, secretário adjunto da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), destacou que o projeto está em fase inicial. “Estamos em fase de implantação. Mas o balanço inicial que fazemos é que as faixas semi-exclusivas estão sendo bem aceitas pela população. É perceptível um resultado positivo. O natalense tem demonstrado está preparado para receber esses tipos de intervenções”.
O secretário acrescentou que atualmente existe “23km de ciclovias sendo contempladas com os corredores”, de acordo com ele “a ideia é chegar a 72km”.
Segundo Walter, “Os ônibus estão passando menos tempo no trânsito, e isso é resultado do que está sendo implantado”. O secretário relatou ainda que a educação no trânsito está sendo implantada e que falta sinalização para o sistema funcionar conforme planejado.
NoMinuto
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