
A audiência foi proposta pela vereadora Eleika Bezerra (PSDC) e reuniu vereadores e entidades que representam as pessoas portadoras de necessidades especiais, que defenderam a emenda apresentada pela parlamentar ao Projeto de Lei 04/2014 que regulamenta o sistema de transporte público da capital e obriga os ônibus e micro-ônibus a ter piso baixo, iniciando em 10% da frota e mantendo-se esse percentual de aumento de forma gradativa até completar 100% da frota ao longo de 10 anos.
Vereadores e deficientes físicos conheceram o veículo, que fez um tour pelo Centro da cidade e pelo bairro de Mãe Luíza, que enfrenta sérios problemas de mobilidade, comprovando o uso adequado do carro. O passeio contou ainda com permissionários do transporte opcional de Natal e engenheiros especialistas em trânsito e transporte, que se mostraram satisfeitos com o veículo.
O carro já ganhou o status de aprovado por diversos segmentos da sociedade – inclusive os próprios vereadores que puderam acompanhar sua operação. Mas esbarra no veto que o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, deu ao artigo que trata da implantação dos veículos piso baixo e motor traseiro aos ônibus de Natal, pós-licitação – vale lembrar que o substituto do veto, na qual vereadores teriam acordado que a renovação com veículos deste porte ocorreria gradativamente, ainda não foi feita pela prefeitura.
![]() |
Vereadora Júlia Arruda (PSB) também foi conhecer o ônibus de perto |
A imprensa esteve presente no evento. e questionou a iniciativa da vereador, assim como o parecer técnico do engenheiro.
![]() |
Vereadora Eleika participou de viagem para conhecer desempenho do micro. |
Deficientes utilizaram o micro Volare
Interessante também observar a aceitação dos próprios permissionários, meras pessoas físicas, enquanto as grandes empresas temem essa mudança no tipo de transporte, sendo eternas amantes dos ônibus com motor dianteiro – no nosso caso aqui em Natal, além de motores dianteiros, ainda mais usados de outros estados.
Deve-se considerar também a inovação mercadológica que é o micro com motor traseiro e piso baixo – veículo com grande acessibilidade e conforto.
Volare lança miniônibus com piso baixo e motor traseiro
A Volare, unidade de veículos leves da Marcopolo, apresentou o Volare Access. É um ônibus com dimensões reduzidas, motor traseiro, com PBT – Peso Bruto Total de 9,2 toneladas, 9 metros de comprimento, altura externa de 3,13 metros e largura de 2,36 metros.
Além de ser de piso baixo com rampa, o veículo possui o sistema de suspensão a ar e rebaixamento total da carroceria na hora do embarque e desembarque.
Foi mais de um ano para o desenvolvimento do modelo, o que envolveu diversas áreas da Volare como design, engenharia e produção.
Na versão urbana, pode transportar até 35 passageiros, um passageiro na cadeira de rodas além do cobrador, se o sistema da cidade contar com este profissional.
Já na configuração escolar, há duas versões: 16 passageiros e três boxes para cadeira de rodas ou 21 passageiro e um Box para cadeira de rodas.
Em nota, a Volare detalha as principais características do motor e do sistema de transmissão:
“O Volare Access é equipado com motorização traseira Cummins ISF 3.8, com 162 cv de potência e torque de 600 Nm a 1.500 rpm, transmissão mecânica EATON FSO 4505 C de cinco marchas e direção hidráulica. O motor traseiro possibilita fácil acesso aos componentes, possui sistema de refrigeração gerenciado eletronicamente com quatro eletroventiladores, reduzindo o nível de ruído e assegurando temperatura constante de funcionamento.”
Fotos: Thiago Martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário